O PODCAST NA UNIVERSIDADE: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES E SERVIDORES NO ÂMBITO DA UFC
Resumo
Em 2019, o podcast - arquivo digital de áudio ou vídeo transmitido através da internet - atingiu um pico de popularidade no Brasil, potencializado pelo interesse dos grandes veículos de comunicação na apropriação dessa ferramenta. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em maio passado, quatro em cada dez usuários de internet no Brasil já ouviram pelo menos uma vez podcast. O dado equivale a cerca de 50 milhões de pessoas. Com crescente demanda de escuta no País, a produção de podcasts tem contemplado assuntos para todos os gostos e se espalhado em diversos ambientes. Entre eles, o acadêmico. Esta pesquisa tem como objetivo mapear a produção de podcasts idealizados por estudantes e servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC). Amparada pela discussão conceitual da ferramenta, a partir de autores como Primo (2005), Lemos (2007), Herschmann e Kischinhevsky (2007), a pesquisa traz como metodologia a Análise de Conteúdo, ancorada nas sistematizações de Bardin (2004) e Hercovitz (2007). A partir da categorização dos projetos de podcast por tema principal de debate, responsáveis pela produção, ligação dos idealizadores com a Universidade e formatos de distribuição dos conteúdos, o levantamento apresentou, como resultado principal, um perfil básico dos projetos capitaneados dentro do âmbito da instituição. Concluímos que a produção de podcasts hoje envolve diferentes cursos e áreas da Universidade, abordando diferentes assuntos, majoritariamente ligados às áreas de onde os idealizadores estão vinculados.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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