A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE PESQUISA PARA O FORTALECIMENTO DO TRIPÉ UNIVERISITÁRIO E DA FORMAÇÃO ACADÊMICA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES

Autores

  • Jessica de Oliveira Dias
  • Tarin Cristino Frota Mont Alverne

Resumo

A atividade de pesquisa é a que tem menor adesão dos alunos em relação ao ensino e à extensão, apesar de sua relevância não só para a formação dos estudantes, mas também para a sociedade, dada a sua capacidade resolutiva de problemas e promovedora de reflexões. Diante disso, questiona-se como os grupos de pesquisa podem contribuir para o incentivo a essa atividade na universidade e qual a percepção dos estudantes sobre a relevância da pesquisa e da compilação de resultados em trabalhos acadêmicos para a sua formação e para a sociedade. Ainda, investiga-se quais os principais entraves para que a pesquisa e a produção acadêmica possam crescer e se firmar entre os alunos e como superar essas dificuldades. Para tanto, o trabalho se utiliza de metodologia empírica consistente na aplicação de formulário aos pesquisadores ativos do semestre de 2019.2, do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI), em suas cinco linhas de pesquisa, com questionamentos direcionados, ora seguidos de perguntas abertas, ora seguidos de perguntas com alternativas. Em seguida, os resultados são analisados e estudados, verificando-se que os alunos possuem interesse em pesquisar e que atribuem o desinteresse dos demais à falta de orientação para desenvolverem os estudos e à percepção de que a pesquisa não é importante. Somando-se a isso, os pesquisadores acreditam que os grupos de pesquisa contribuem para o desenvolvimento da atividade, já que facilitam a orientação outrora apontada como entrave. Por fim, conclui-se que os grupos de pesquisa, como o GEDAI, são importantes para o crescimento da pesquisa e da produção acadêmica e que é preciso fortalecer esses grupos para modificar a visão dos estudantes sobre a importância de se pesquisar, fortalecendo-se o tripé universitário e a formação acadêmica e profissional dos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão