DESAFIOS DOS LETRAMENTOS NA GRADUAÇÃO DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
Introdução: As Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) constituem realidade no meio acadêmico, tendo inúmeras aplicações práticas que vão desde facilitar o uso de métodos ativos de aprendizagem até melhorar práticas pedagógicas com ensino a distância. Nesse contexto surgem demandas por habilidades fundamentais para o seu domínio, com destaque para os letramentos: digital, informacional, midiático e visual. Objetivos: Identificar as principais carências dos alunos da graduação na Área da Saúde da Universidade Federal do Ceará quanto aos letramentos. Metodologia: Inicialmente foram coletados dados por meio da aplicação de um questionário sobre o uso de tecnologias aos alunos do curso de Medicina em dois momentos distintos. Posteriormente, as respostas foram agrupadas e analisadas pelo método quantitativo. Resultados: Pode-se afirmar que há uma razoável utilização e conhecimento de diversos recursos digitais pelos discentes, como o uso da internet para pesquisa acadêmica por meio de bases de dados confiáveis, como o PubMed, o uso de podcasts e o uso do pacote Office. Entretanto, esse domínio é bastante incipiente e é notório que a própria Universidade não incentiva nem proporciona estrutura para aquisição de competência nesses domínios. Há desconhecimento e baixa adesão dos alunos em relação a alguns recursos essenciais na graduação, como o uso de flipped classroom e a participação em webconferências e cursos online. Conclusão: Com a análise dos dados, pode-se notar que o interesse dos alunos em relação às TDIC é expressivo, porém, falta instrução quanto à sua natureza e significado prático, bem como domínio crítico do que possam vir a proporcionar no ambiente acadêmico e profissional. Ademais, vários fatores perpetuam esse cenário, como a falta de docentes qualificados, a ausência de um currículo acadêmico que insira os letramentos de maneira pragmática na graduação e a falta de uma política de incentivo ao uso das TDIC no meio acadêmico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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