DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DO KAHOOT NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTOLOGIA HUMANA

Autores

  • Debora Leticia Moreira Mendes
  • Gutemberg do Nascimento Pinheiro
  • Karla Geovana Vasconcelos Nascimento
  • Victória Ferreira Sanders
  • Pedro Ítalo Machado da Silva
  • Virginia Claudia Carneiro Girao

Resumo

A dificuldade em interpretar as lâminas e assimilar o conteúdo ministrado nas aulas de Histologia Humana tem sido constantemente relatada pelos estudantes. Nesse sentido, a comunidade acadêmica tem pensado em estratégias que possam auxiliar no processo de ensino­-aprendizagem, principalmente através das Tecnologias de Informação e Comunicação, como os jogos. O objetivo é verificar a contribuição no processo de ensino­-aprendizagem e o desempenho de estudantes de Histologia Humana através da utilização do Kahoot – um jogo de respostas - após a aula teórica. Para tanto, será realizada uma pesquisa exploratória, transversal e de abordagem quantitativa com os estudantes da disciplina de Histologia Humana do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Após aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), ao término da aula ministrada naquele dia, o jogo será aplicado, contendo perguntas relacionadas ao conteúdo abordado. Em seguida, será aplicado um questionário online através do “Google Formulários”, com perguntas relacionadas a: gênero; idade; grau de satisfação com a atividade e com o questionário; grau de contribuição da atividade para o aprendizado; e sugestões para a melhoria das atividades. Os dados serão organizados no Excel for Windows e analisados pelo Programa Epi Info. Será realizada análise descritiva, obtendo­-se as frequências relativas e absolutas das variáveis categóricas. Para análise das associações entre essas variáveis, será aplicado o teste exato de Fisher e teste Qui-­quadrado de Pearson, adotando-­se o nível de significância de 5%. A pesquisa será financiada pelos pesquisadores, não promovendo qualquer ônus ao Departamento de Morfologia da UFC. Espera-­se, com esse estudo, contribuir para a implementação de programas e atividades que visem a melhoria do processo de ensino­-aprendizagem dos estudantes da disciplina de Histologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão