O TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DA UUNDC CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.
Resumo
Aborda-se neste trabalho uma ação de extensão na área de formação de professores, com foco no desenvolvimento de Projetos na Educação Infantil. A ação surgiu da demanda de professores da rede pública de Fortaleza em conhecer a UUNDC e seu trabalho com projetos pedagógicos diretamente focado nos interesses das crianças. A ação acontece em dois momentos: 1) Encontros formativos, que reúnem professores da rede municipal de Fortaleza e estudantes de licenciatura para estudar os fundamentos e estratégias de organização do cotidiano das crianças por meio do trabalho com Projetos Pedagógicos; 2) Acompanhamento de práticas pedagógicas que são organizadas por meio de projetos pedagógicos e desenvolvidas no Centro de Educação Infantil (C.E.I) Mário Quintana, instituição municipal e na UUNDC. Esse acompanhamento, que ocorre na parceria entre essas Unidades, está caracterizado mais pela troca de experiências, com discussões e estudos a respeito do trabalho com projetos na Educação Infantil. Nossa base teórico-metodológica adota os princípios propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (BRASIL, 2009) e aborda a perspectiva de John Dewey (1976) com relação ao trabalho com projetos. As experiências desenvolvidas pelas professoras contemplaram estudo de textos, apresentação de Projetos vivenciados pelas crianças de ambas as instituições, e registros dos interesses das crianças. Assim as ações citadas serviram para o enriquecimento nas produções de práticas pedagógicas com foco nos interesses das crianças, como também trouxe conhecimentos profissionais para todos que estavam envolvidos. Este ano, de 2019, foram beneficiados com os encontros pedagógicos explicitados na primeira ação desenvolvida, 311 participantes, entre eles, estudantes de licenciaturas, professores da Educação Infantil, coordenadores e técnicos da área da Educação Infantil do município de Fortaleza.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.