ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE O NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE VÍDEOS NO MÓDULO DE NUTROLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Nos últimos tempos tem-se buscado utilizar novas metodologias de aprendizado. Por isso, no módulo de Nutrologia da Faculdade de Medicina da UFC buscou-se desenvolver um método de avaliação diferenciado, por meio de vídeos didáticos produzidos pelos estudantes. OBJETIVO: Conhecer a percepção dos alunos acerca do uso de vídeos didáticos a fim de aprimorar a atividade para os próximos semestres. METODOLOGIA: Os estudantes foram divididos em equipes e receberam temas relacionados a nutrologia. Cada equipe ficou responsável pela produção de um vídeo sobre sua temática. Após a realização dessa atividade, os alunos foram estimulados a responder um questionário online, onde puderam expressar sua opinião sobre essa nova forma de avaliação. O questionário aplicado foi composto tanto de questões subjetivas quanto de objetivas, nas quais, os alunos avaliaram o desempenho dos monitores na atividade, os conhecimentos adquiridos e o que poderia ser melhorado para aumentar o aproveitamento. RESULTADOS: Destaca-se dos resultados que a maioria dos alunos deu nota superior a 7 para a atividade (83,3%), mais da metade dos alunos considerou que a atividade contribuiu consideravelmente para seus conhecimentos (73,8%), a maior parte dos alunos considera que os monitores esclareceram as dúvidas quanto a atividade (95,2%) e a maioria dos alunos acredita que a metodologia deve ser utilizada em semestres posteriores (76,1%). Além disso, nas sugestões de melhorias, foi dito que a duração dos vídeos poderia ser flexibilizada e que o aspecto visual poderia receber uma padronização. CONCLUSÃO: Tornou-se claro, a partir do questionário que a atividade de avaliação por meio de vídeos didáticos é muito importante para a construção do conhecimento dos alunos, durante o módulo de nutrologia. Todavia, evidenciou-se uma necessidade de estabelecer critérios de avaliação padronizados. As informações colhidas serão utilizadas para aperfeiçoar e maximizar o aproveitamento das próximas turmas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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