AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA SOBRE OS MICRORGANISMOS E AS PRINCIPAIS INFECÇÕES QUE ESTES CAUSAM

Autores

  • Daniel Sampaio Rodrigues
  • Felipe Ramon Cunha da Silva
  • Amanda Cavalcante Leitão
  • Vitória Pessoa de Farias Cabral
  • Cecilia Rocha da Silva

Resumo

INTRODUÇÃO: Os microrganismos podem causar doenças graves em seres humanos, gerando infecções que podem acarretar em hospitalização, sequelas ou até mesmo a morte do indivíduo. Com isso, o conhecimento dos principais microrganismos que podem causar certas infecções e a sua correta identificação é de grande importância para o tratamento e cura do paciente. OBJETIVO: O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento dos alunos quanto aos principais microrganismos causadores de infecções específicas, após as aulas relacionadas a estes terem sido ministradas. MÉTODOS: A avaliação foi feita a partir de um formulário no Google Documentos e um questionário aplicado presencialmente aos alunos que cursaram a disciplina e aceitaram responder, sendo os resultados expressos em forma de porcentagem. RESULTADOS: 100% dos alunos acertaram as questões aplicadas, sendo elas compostas por casos clínicos, onde estes identificaram o sítio de infecção em questão e marcaram o principal microrganismo que causava esse tipo de doença. Quanto ao conhecimento prévio sobre os microrganismos e as principais infecções causadas por estes, 66,7% dos alunos responderam que possuíam pouco conhecimento e 33,3% responderam que possuíam conhecimento intermediário. Já a avaliação do conhecimento após a disciplina, 33,3% responderam que possuíam conhecimento intermediário, 50% dos alunos responderam que possuíam bom conhecimento e 16,7% possuíam muito conhecimento. CONCLUSÃO: Conclui-se que o conhecimento adquirido pelos alunos com a disciplina de microbiologia clínica está sendo satisfatório, já que comparando os resultados da autoavaliação prévia e posterior à disciplina há um significativo aumento no conhecimento a respeito dos microrganismos e seus principais sítios de infecção, facilitando a identificação correta deles e tratamento adequado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência