COMO VOCÊ ESTUDA?

Autores

  • Karla Oliveira da Silva
  • Ana Luiza Viana Pequeno
  • Vitor Carneiro de Vasconcelos Gama
  • Guilherme Pinho Mororó
  • Rafael Dantas Sarubbi
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

INTRODUÇÃO: Inovações tecnológicas têm impactado diversas áreas concernentes às atividades humanas. Dentre estas, destaca-se a área relacionada ao modo pelo qual os discentes estudam e revisam os conteúdos administrados em sala de aula. OBJETIVO: Conhecer as ferramentas utilizadas por estudantes para revisar conteúdos teóricos ministrados em sala de aula. METODOLOGIA: 86 discentes do 4º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará responderam questionário criado e armazenado no Google Docs® com 5 perguntas (mais de um item poderia ser marcado em cada pergunta). Posteriormente, os dados foram transformados em gráficos para melhor visualização dos resultados. RESULTADOS: Dos 86 alunos que responderam o questionário, 40 (46,5%) afirmaram utilizar Vídeo-aula; 21 Flashcards (24,4%), 75 (87,2%) Anotações de aula/Resumos e 79 Livro-texto (91,9%) para revisar conteúdos. Em tais ferramentas, 49 alunos (57%) despendem mais de 2 horas por dia e o restante (43%) menos de 2 horas. E, para a maior parte dos participantes (94,2%), a busca para revisar tais conteúdos justifica-se na necessidade de apreender e solidificar o que foi repassado. CONCLUSÃO: Neste contexto, constata-se que as inovações tecnológicas têm assumido um papel importante no estudo diário dos estudantes. Contudo, os meios tradicionais (Livros-texto) ainda têm função primordial no aprendizado e, para muitos discentes, ainda é a principal fonte de estudo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência