CURRÍCULO X MERCADO: UMA ANÁLISE DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE FORTALEZA FRENTE ÁS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO
Resumo
As competências exigidas do profissional de contabilidade no mercado atual são cada vez mais variadas, principalmente pela era da informação na qual é crescente a participação das mais diversas profissões. A tecnologia exige dos profissionais competências e habilidades específicas, que até poucos anos atrás eram abordadas de maneira secundária pelos cursos disponíveis no ensino superior. Com o passar do tempo, os cursos ofertados pelas instituições de ensino superior necessitam de atualizações que proporcionem aos estudantes a capacitação equiparada às exigências de mercado. Com o objetivo saber se o estudante e o recém formado no curso de ciências contábeis egressa da universidade pronto para suprir a demanda do mercado de trabalho, o presente artigo propõe a análise das estruturas curriculares, e suas respectivas disciplinas, de todos os cursos de contabilidade das instituições de ensino superior da cidade de Fortaleza. A análise será feita com base na classificação de todas as disciplinas ofertadas pelos cursos junto com a mensuração daquilo que é exigido em termos de habilidades e competências do profissional de contabilidade atualmente. Com a realização desse estudo, haverá à disposição das instituições de ensino superior um panorama da situação da eficácia do ensino que poderá promover modificações e melhorias na qualidade da educação, bem como propor alterações nas grades curriculares a fim de equiparar o que a universidade oferece e o que o mercado profissional exige.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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