DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS EM PLANTAS DE MILHO PARA DEMONSTRAÇÃO EM AULAS PRÁTICAS
Resumo
Introdução: A baixa disponibilidade de nutrientes no solo pode ser observada por sintomas visuais nas plantas, podendo ser manchas foliares, cloroses, necroses, alterações morfológicas etc. Cada sintoma visual é característico da ausência de um determinado nutriente e sua observação em condições naturais é limitada, sendo assim é de grande expressão didática a simulação de condições em que se pode observar diferentes deficiências nutricionais em plantas. Objetivo: Criar um ambiente ideal para a expressão visual de sintomas de deficiências nutricionais em plantas de milho (Zea mays) e fazer disso um objeto de estudo em aula prática, ajudando assim na sedimentação do conteúdo dado em sala por associação com imagens reais dos sintomas. Metodologia: Plantas de milho foram cultivadas em vasos preenchidos com areia previamente lavada – com cloro a 5%, para retirar toda a matéria orgânica e nutrientes. Inicialmente as plantas foram irrigadas com uma solução nutritiva contendo todos os nutrientes e, após duas semanas, foram aplicados os tratamentos que consistiam na mesma solução nutritiva com a ausência individual de cada um dos macronutrientes (solução nutritiva controle -N, -P, -K, -Ca, -S, -Mg), foram feitas três repetições para cada tratamento, totalizando 21 vasos. o experimento foi conduzido até o momento em que foi possível a observação de sintomas visuais de deficiência. Resultados: foi possível observar alguns sintomas de forma bem nítida, por exemplo, a ausência de nitrogênio afetou o crescimento das plantas. Outros sintomas também foram observados, como amarelecimento, manchas e necroses foliares, porém nem sempre foi possível associar o sintoma visual ao nutriente que estava ausente. Certamente esse problema deriva de contaminações que são de fácil ocorrência em trabalhos como esse. Conclusão: Os resultados foram suficientes para serem didáticos, dessa maneira, os sintomas foram mostrados e explicados pela monitora em aula práticaPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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