DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATIVO NA DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL DO DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E MEDICINA LEGAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC
Resumo
Introdução: A microscopia é fundamental na pesquisa e no diagnóstico dos processos patológicos básicos, sendo de extrema importância o seu estudo no curso de medicina. Apesar disso, pode-se observar um crescente desinteresse no aprendizado em microscopia. Objetivos: O presente trabalho pretende elaborar e renovar o material didático referente ao assunto de Necrose Coagulativa na disciplina de Processos Patológicos Gerais no Departamento de Patologia e Medicina Legal, FAMED-UFC. Metodologia: Espécimes de coração procedentes do Laboratório do SVO-CE foram confeccionadas perfazendo uma coleção de 40 lâminas. Campos do miocárdio com uma ampliação de 4, 10 e 40 vezes foram capturados em microscópio Zeiss ScopeA1. Foi feita uma videoaula e um folder plastificado com base na descrição das imagens capturadas. Resultados: As imagens evidenciaram tecido muscular estriado cardíaco com fibras anucleadas e miócitos com citoplasma eosinofílico, associado à infiltrado celular entre os miócitos e exibiram infiltrado inflamatório agudo composto por células polimorfonucleadas neutrófilos e macrófagos. A videoaula auxiliou no ensino-aprendizagem dos alunos 2019.2 da FAMED e o folder plastificado foi disponibilizado para consulta durante a aula de microscopia. Discussão: As doenças cardiovasculares, incluindo o infarto agudo do miocárdio, representam um importante problema de saúde pública, modelo de necrose coagulativa. O aumento das possibilidades de estudo através de novas lâminas e de videoaula de um assunto relevante é estimulante para monitoria e discentes. Acredita-se que, com a estimulação de múltiplos canais sensoriais durante o aprendizado, o aluno apresenta amplas e positivas possibilidades de aquisição do conhecimento. Conclusão: A ampliação do material didático com folder e videoaula disponibilizados foi importante para proporcionar um processo mais adequado de ensino-aprendizagem de patologia geral na atualidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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