ELABORAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA
Resumo
A Imunologia versa sobre os componentes e mecanismos fisiológicos do sistema imune de um indivíduo no estado de não infecção, nas infecções por micro-organismos e na desregulação da homeostase. Um dos maiores desafios no ensino da Imunologia é a quantidade de conteúdos considerados complexos e difíceis. Para superar esse desafio, devem-se buscar diferentes estratégias e recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem significativa, fazendo com que o aluno participe ativamente da construção do seu conhecimento. Nesse contexto, a monitoria da disciplina de Imunologia (CH0904) tem auxiliado com a produção de diferentes recursos didáticos para melhorar as aulas e estimular o estudante a pensar, refletir, entender melhor os conteúdos imunológicos. Em 2019, foi elaborado o modelo didático “ENTENDENDO A RESPOSTA INFLAMATÓRIA”. Esse modelo das etapas da inflamação foi feito em cartolina, esquematizando o tecido epitelial, leucócitos e moléculas importantes no processo inflamatório e visou apresentar o processo da inflamação aguda de forma criativa, dinâmica e lúdica. Também foram elaborados um roteiro com sequências do conteúdo, uma figura e questões a serem preenchidas sobre as células. O modelo didático foi aplicado após as aulas sobre a imunidade inata, em 2019.1 e 2019.2. Na primeira e segunda aplicação nos respectivos semestres de 2019, os estudantes se envolveram bastante durante a atividade e foi possível discutir o conteúdo de inflamação de maneira dinâmica e interativa. Após a primeira aplicação do recurso didático, os estudantes sugeriram mudanças em algumas questões do roteiro que foram consideradas confusas e em pontos do próprio modelo. Na 2ª aplicação, o modelo já foi apresentado com as alterações. O material foi bem aceito pelas duas turmas. Pretende-se ainda adaptar o modelo fazendo diferentes relevos e texturas, para torná-lo acessível e inclusivo para estudantes cegos ou com baixa visão.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.