EXPERIÊNCIA DE MONITORIA: UM RELATO ACERCA DA PRÁTICA DE INICIAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Resumo
O projeto de iniciação à docência configura-se como atividade extracurricular e que objetiva desenvolver experiências ligadas à prática docente. Constitui-se enquanto modo de construção de saberes alicerçado em três dimensões fundamentais : professor - monitor - aluno. Foi possível analisar, particularmente, o papel docente na formação acadêmica do aluno-monitor, além da construção coletiva de saberes. A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento é componente curricular obrigatório do Curso de Psicologia, da Universidade Federal do Ceará, no 2º e 3º semestre. Houve reuniões internas de orientação de prática docente, vinculação e apoio teórico. Aos alunos, ofertamos suporte nas aulas, mediação de demandas, orientação de práticas e avaliação, além de recursos vivenciais para o melhor envolvimento com o estudo do desenvolvimento humano. Como monitora, foi possível apreender a importância do processo de aprendizagem mediada por docentes, considerando este ser um dos impactos significativos para a formação acadêmica, trazidos pela experiência de ser um docente inserido na docência. Ao integrar o programa de monitoria na disciplina, ampliou-se muitas perspectivas acerca do próprio processo de desenvolvimento humano, do diálogo e das trocas realizadas entre gerações diferentes. Tornando possível promover espaços de formação de autonomia, conhecimento, apoio e incentivo ao envolvimento acadêmico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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