IMPORTÂNCIA DA ANATOMOFISIOPATOLOGIA PARA O CICLO CLÍNICO (SEMESTRES 5 AO 8) DO CURSO DE MEDICINA DA UFC
Resumo
INTRODUÇÃO: O curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem seis anos de duração. Os dois primeiros , ciclo básico, são as bases da medicina : fisiologia, anatomia e patologia; os dois seguintes são o ciclo clínico, de iniciação à prática médica, atendendo pacientes e conhecendo seus sintomas e sinais; os dois últimos compõem o internato, em que o acadêmico vivencia realmente o dia a dia da medicina. Nesse contexto, é desafiador para o futuro médico tentar reter todos os conteúdos apresentados no curso, muitos deles considerados não tão relevantes para a prática clínica. OBJETIVO: O presente estudo visa avaliar a importância dos conhecimentos adquiridos no módulo de Anatomofisiopatologia (AFP), ofertado no 4° semestre, para o desenvolvimento dos acadêmicos durante o ciclo clínico. METODOLOGIA: Formulário virtual para coleta de dados com perguntas de múltipla escolha acerca do tema para alunos do 5º ao 8º semestre do curso de medicina da UFC, composto por 331 alunos no total. RESULTADOS: Dos 110 entrevistados, 69 (63%) consideraram seu empenho no módulo de AFP bom, 14 (13%) excelente e 25 (23%) regular, porém só 57 (52%) avaliaram seu desempenho suficiente. 89 (81%) dos entrevistados avalia que deveria ter estudado ou se dedicado mais ao módulo. Acerca dos conteúdos específicos foram considerados muito importantes para o ciclo clínico: Patologia intestinal ; do Esôfago e do Estômago ; hepática; e Patologia cardíaca : (≥90% de concordância ou concordância total) ; Choque; Patologia Bile-Pancreática ; renal; das vias urinárias ; do aparelho genital masculino; ginecológica; e Patologia pulmonar (78 a 88% dos entrevistados). Patologia do sistema nervoso , e Leucemias e Linfomas , ficaram com cerca de 60%. CONCLUSÃO: Os entrevistados, na grande maioria, concordam ou concordam totalmente que AFP foi muito importante para sua formação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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