INICIAÇÃO AOS ESTUDOS ACADÊMICOS: PERCALÇOS DISCENTES FRENTE À CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
Resumo
Esta investigação teve por objetivo identificar as principais dificuldades vivenciadas por estudantes de primeiro semestre de um curso de nível superior na construção de um projeto de pesquisa. Sendo a etapa inicial de qualquer investigação, o projeto de pesquisa consiste em uma atividade de caráter primordial na formação de estudantes universitários, em especial aos que seu curso de origem tem como objetivo a formação de um pesquisador em potencial. Todavia, muitas vezes, ele figura como um desafio muito alto para os oriundos da educação básica brasileira. A pesquisa teve um caráter qualitativo, de natureza exploratória, e, para a execução do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco alunos da disciplina Metodologia Científica, ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante a análise, foi possível constatar que as principais dificuldades dos estudantes estão em torno de quatro aspectos: 1) a novidade dos temas científicos, 2) a relação interpessoal com membros do grupo de trabalho, 3) a dificuldade de acesso a materiais de estudo como computador e livros e, finalmente, 4) a realização do levantamento bibliográfico – um dos aspectos constituintes do projeto de pesquisa enquanto trabalho e gênero de texto. Os estudantes entrevistados relataram, com unanimidade, que as dificuldades foram todas superadas ao final e atribuem isto à qualidade das aulas, à monitoria da disciplina e à estrutura da universidade. O estudo permitiu concluir, inicialmente, a necessidade de um acompanhamento processual na execução de trabalhos acadêmicos, enfocando a superação gradual das barreiras. Outro ponto importante é o fato de que, conhecendo as especificidades de cada turma e - na medida do possível - de cada estudante, o professor possa construir um arranjo didático adequado às potencialidades de cada discente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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