O USO DE MAPAS MENTAIS NAS ATIVIDADES DE MONITORIA PARA A MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE IMUNOLOGIA APLICADA
Resumo
A disciplina de Imunologia Aplicada é ofertada no sexto semestre do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará e trata dos mecanismos imunopatogênicos das doenças infecciosas e não infecciosas de importância para a saúde pública. Acerca disso, pode-se citar que cada conteúdo possui uma extensa gama de informações a serem processadas, por isso, faz-se necessário o uso de estratégias para que o aprendizado seja mais efetivo. Tendo em vista a necessidade de síntese do assunto, foram escolhidas palavras chave de cada subtópico de um assunto geral, a fim de conseguir repassar a ideia central acerca do tópico e fazer com que se desenvolva um raciocínio mais rápido de associação e construção das ideais por parte dos alunos. Com isso, os monitores pesquisavam acerca dos assuntos nos materiais da disciplina, nos protocolos de tratamento do Ministério da Saúde e em artigos científicos. Em seguida, era feita a seleção de palavras chave relevantes para a ideia central do tema através de encontros semanais dos monitores com as turmas. Em cada encontro, era construído um mapa mental no quadro, onde eram sintetizadas as informações mais relevantes para a construção da ideia central do assunto em questão. Ao fim do semestre, foi proposto um questionário de avaliação da metodologia, no qual os alunos avaliavam a relevância de tais atividades. Foram aceitas também sugestões para aprimoramento do método. Noventa por cento dos participantes concordam que a metodologia ajuda a nortear os estudos, 76,7% relatam que as palavras chaves ajudaram a assimilar o conteúdo com mais facilidade e que a discussão conjunta dos mapas mentais ajudou na assimilação da matéria. A quase totalidade dos alunos recomendou a continuidade das mesmas nos próximos semestres. Concluindo, pode-se dizer que o uso de mapas mentais surtiu efeito positivo para a assimilação dos conteúdos da disciplina, bem como auxiliou o norteamento dos estudos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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