O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL.

Autores

  • Vitoria Gabriela Lobo Martins
  • Elisabeth Mary Cunha da Silva

Resumo

Assim como as tecnologias se inovam a cada instante no cenário mundial, cresce a necessidade de metodologias inovadoras no âmbito educacional, onde os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem não fazem mais tanto sentido na Era da Tecnologia Digital, onde todas as informações podem ser acessadas em alguns cliques. As Metodologias Ativas são novas formas de desenvolver o processo de aprendizado que os professores utilizam para conduzir a formação crítica de futuros profissionais nas mais diversas áreas. Essas metodologias favorecem a autonomia do estudante despertando a curiosidade e a tomada de decisões coletivas e individuais, advindos de novas práticas e atividades conduzidas no meio acadêmico. No seguinte contexto essas metodologias redesenham o projeto pedagógico ao inserirem: atividades, problemas e desafios, jogos, projetos em grupos e individuais, aulas práticas, estudos de casos e diversos outros métodos que instigam o estudante e revoluciona o seu método de aprendizagem. Dessa forma foi elaborada uma pesquisa com os alunos da Disciplina de Processamento de Produtos de Origem Animal do curso de Engenharia de Alimentos da UFC, com o intuito de destacar a importância das metodologias ativas aplicadas e para aquisição de dados e opiniões relevantes. Assim, enaltecendo o uso de tais métodos para que continuem sendo empregados e remodelados, que seus benefícios se tornem mais evidentes e incorporados em outras disciplinas da Universidade. A pesquisa realizada demonstrou diversas opiniões, mas todas voltadas à importância das metodologias aplicadas e os diversos conhecimentos adquiridos. Foi revelada a importância do aprendizado prático em laboratório, assim como os jogos, as aulas invertidas, os seminários e as visitas técnicas realizadas no processo de aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência