O USO DO MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO E APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
Resumo
Os mapas mentais e conceituais são ferramentas que possibilitam representações da organização do pensamento, de forma livre ou mais elaborada, através de relações entre conceitos hierarquizados, sendo estes: um ponto de partida a partir de uma problemática central, termos de ligação e conceitos finais, que buscam explicar ou complementar o termo inicial. Essa ferramenta foi uma das propostas da disciplina de Atenção Primária à Saúde (APS) para aumentar a capacidade crítica e reflexiva dos alunos, visto que a filosofia de ensino preza por metodologias ativas de aprendizagem. O objetivo do trabalho é relatar a experiência da implementação dessa nova ferramenta com intermédio da monitoria na disciplina de APS com alunos do 4º semestre de Odontologia. 40 alunos foram divididos em grupos e buscaram coletar dados e informações através de entrevistas com profissionais na Unidade Básica de Saúde César Cals, artigos e posteriores discussões em sala de aula para montagem de mapas conceituais acerca de determinantes sociais de doenças e, em outra turma, sobre saúde nos ciclos de vida. O uso dos mapas mentais foi importante por sempre trazer um problema inicial, fazendo com que os alunos pensem criticamente e procurem maneiras de completar o raciocínio através de uma educação ativa, e rapidamente trazem o feedback para observarmos como o processo de aprendizagem está sendo realizado entre eles. A experiência com a monitoria foi positiva, principalmente por poder observar como os alunos evoluem ao longo da disciplina com o uso de metodologias que os forçam a buscar mais conhecimento e maneiras de encontrar soluções para problematizações e não apenas recebê-lo de maneira automatizada. E o mapa conceitual foi uma ferramenta que contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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