AS CONTRIBUIÇÕES DO PARADIGMA DAS TRADIÇÕES DISCURSIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Os textos orais, manuscritos, impressos e digitais expressam a relação dos indivíduos com a história, a língua, a identidade, os direitos humanos, a cidadania e o espaço ao longo do tempo. Apesar dessa constatação, é escasso o conhecimento sobre a historicidade da maioria dos gêneros textuais que circulam na sociedade; sobre a didatização da historicidade dos textos; e sobre as permanências e mudanças na composição dos gêneros em diferentes dimensões: o conteúdo; a organização retórica; os elementos constitutivos e multimodais, os suportes, e os modos de dizer que registram a história da língua e das tradições discursivas no dinamismo das tecnologias e da sociedade. No que concerne ao ensino, é notório que ainda há uma defasagem entre as pesquisas de cunho sócio-histórico e a transposição para o ensino da língua(gem). Diante disso, neste trabalho pretende-se abordar a historicidade dos textos e, a partir de proposições de itinerários didáticos pautados nos eixos da leitura, escrita e análise linguística, verificar as possíveis dimensões ensináveis em termos linguístico-discursivos, dos elementos composicionais e multimodais e de gênero e do Interacionismo Sociodiscursivo, para contribuir com reflexões que levem os professores e alunos à percepção das transformações sociais e tecnológicas que repercutem nas formas de interação e de atuação por meio dos gêneros e dos recursos linguístico-discursivos e multimodais empregados.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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