DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM SECRETARIADO EXECUTIVO QUE SE TORNA DOCENTE
Resumo
As reflexões sobre a docência superior envolvem, entre outros, temas relacionados ao desenvolvimento profissional do professor, sobretudo, em função da insuficiência de conhecimentos pedagógicos para aqueles que possuem formação específica em áreas distintas da pedagogia e licenciatura. Nos cursos de graduação em Secretariado Executivo predominam a capacitação técnica e humana, o domínio da tecnologia, além do direcionamento aos conhecimentos de administração, a fim de que o futuro profissional possa atuar, principalmente, na área de gestão e assessoria secretarial. Entretanto, atualmente, esse profissional encontra uma abrangente área de atuação, como: gestor, empreendedor, consultor, pesquisador e docente. Esta pesquisa surgiu com o objetivo de analisar como se desenvolve a formação do bacharel em Secretariado Executivo que se torna docente universitário. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. O universo da pesquisa foi composto por universidades brasileiras que ofertam o Curso de Secretariado Executivo, com a participação de 15 docentes-secretários que atuam em universidades públicas e privadas no Brasil, distribuídas da seguinte forma: seis na região Sul, quatro na região Centro-Oeste, cinco na região Nordeste A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que o desenvolvimento da formação do bacharel secretário executivo como docente ocorre por meio do empenho desses profissionais ao buscarem formação contínua para suprir as necessidades pedagógicas e didáticas, que apesar de consideradas, por alguns, como indiretamente presente na graduação, precisam ser supridas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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