AVALIAÇÃO DA METOLOGIA DE ENSINO À DISTÂNCIA IMPLEMENTADA PELO CURSO PRÉ-VESTIBULAR XII DE MAIO EM MEIO ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Carina de Sousa Santiago
  • Valeria Goes Ferreira Pinheiro

Resumo

Gerido por estudantes de graduação da UFC, o Curso Pré-vestibular XII de Maio é reconhecido pela sociedade como um importante facilitador do acesso à Universidade, atendendo, anualmente, pelo ensino presencial, mais de 500 alunos da rede pública. A pandemia forçou a suspensão das atividades presenciais e a adoção do ensino à distância. Objetivos: Avaliar as condições de acesso às aulas remotas durante o período pandêmico e a percepção dos alunos quanto à qualidade das aulas e dos materiais disponibilizados. Método: Aplicação de um questionário on-line para os alunos matriculados no Curso em 2020, composto por seções interdependentes, indagando sobre o acesso à plataforma disponibilizada, o acompanhamento do cronograma, a qualidade do material ofertado e das aulas tira-dúvidas, finalizando com uma seção discursiva, para sugestão de aprimoramentos das atividades realizadas. Resultados: Responderam ao questionário 21 alunos. As aulas e os materiais conseguiram ser acessados por 90,5% (19/21) dos discentes consultados. Aproximadamente 47,6% (9/21) dos alunos entrevistados acompanharam as aulas de acordo com o cronograma. Em relação à percepção da qualidade, 66% desses alunos afirmam que os materiais disponibilizados são bons ou ótimos, enquanto que 65% percebem os tira-dúvidas como bons ou ótimos. Quanto às sugestões, 10% dos alunos sondados disseram que a resolução dos vídeos necessita ser maior, 48% propuseram melhorias para o áudio, 10% afirmaram que há necessidade de incrementar a organização dos vídeos e 25% mencionaram que os tira-dúvidas precisam ser aprimorados. Conclusão: Apesar da pequena amostra e dos empecilhos do ensino remoto, a maioria dos respondedores têm conseguido acessar os materiais disponibilizados e os consideram de boa qualidade, julgam ainda que os tira-dúvidas têm ajudado. Salienta-se que o Curso atuou ininterruptamente mesmo em período atípico, o que atesta o compromisso do Projeto com a democratização do acesso ao Ensino Superior.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão