FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Sara Rebeca Aguiar de Carvarlho
  • Rayssa Araújo Hitzschky
  • Leonel Andrade dos Santos
  • Danilo Coêlho Sousa
  • Raquel Santiago Freire

Resumo

A apropriação das tecnologias digitais pelo professor da educação básica ainda é desafiante. O curso Utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa surgiu com o intuito de apresentar possibilidades e instigar para a prática de uso de mídias. Os RED explorados no curso foram desenvolvidos com apoio do Ministério da Educação (MEC), pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no âmbito do projeto Mídias Interativas Educacionais (MIDE), desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa), do Instituto UFC Virtual. Todos os recursos apresentados no curso aos professores participantes estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e disponíveis, de forma gratuita, na Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais, do MEC. Produzidos para estimular os professores a integrarem as tecnologias digitais no currículo escolar, reconhece-se insuficiente apenas a disponibilização dos RED aos docentes; é preciso conduzi-los pela utilização planejada em sala de aula. Realizado do dia 4 ao dia 30 de maio de 2020, totalmente a distância, com suporte de ferramentas síncronas e assíncronas, com carga horária de 20 horas, o curso foi oferecido a professores da educação básica da rede pública de ensino do Ceará, com um número limitado a 25 participantes. O principal objetivo foi auxiliar professores por práticas em que haja a inserção dos RED em diálogo direto com o conteúdo curricular. A metodologia baseou-se na exploração dos RED, discussões dialogadas e planejamento de aulas com suporte dos RED. Ao todo, onze professores de vários municípios do Estado concluíram o curso. Constatou-se insegurança nessa saída da zona de conforto. Porém, foi marcante, não apenas sentir a necessidade eminente de formação dos docentes da educação básica para as tecnologias, mas, principalmente, o entusiasmo deles diante das novas maneiras de construir conhecimento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão