O USO DAS HABILIDADES E TÉCNICAS GASTRONÔMICAS PARA O COTIDIANO
Resumo
Saber transformar ingredientes em refeições e reconhecer sua capacidade e autonomia em fazê-lo, constituem estratégias que podem ser utilizadas com sucesso no processo de educação nutricional. O objetivo deste trabalho foi realizar orientações de preparo de alimentos, destacando as habilidades e técnicas gastronômicas no auxílio da educação alimentar e nutricional. Para a realização das atividades foi utilizada, majoritariamente, a ferramenta de caixa de perguntas no Instagram, na qual foi solicitado aos seguidores do perfil @projetoean.ufc as dúvidas sobre a realização de preparos de alimentos ou receitas. Foram recebidas um total de 43 perguntas, sendo 11 delas idênticas ou com uma analogia muito estreita. A maioria das dúvidas giraram em torno do modo e do tempo de cocção dos alimentos, descongelamento de alimentos, sobre o pré-preparo e as unidades de medidas utilizadas em fichas técnicas das preparações, além de perguntas do tipo: como dá sabor as preparações reduzindo o sal adicionado, utilização de temperos, aproveitamento integral dos alimentos e higienização de alimentos. Após o recebimento das perguntas, o bolsista responsável pela atividade gravou vídeos e publicou nos stories do projeto (Instagram) respondendo a todos os questionamentos. Os comentários sobre esse formato foram bem recebidos pelos seguidores os quais reagiram de maneira bem positiva, participando ativamente no desenvolvimento da atividade. A disseminação do conhecimento sobre o emprego de técnicas culinárias simples pode ser um caminho inicial para demonstrar a indivíduos e grupos como ter autonomia para preparar alimentos em casa, visando mudanças alimentares adequadas e saudáveis.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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