A IMPORTÂNCIA DO PROJETO NOVO VESTIBULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR
Resumo
O Projeto Novo Vestibular (PNV) é uma ação de extensão vinculado ao departamento de História da Universidade Federal do Ceará, constituído de licenciandos das variadas áreas do conhecimento, sendo voltado ao ensino de Jovens e Adultos imersos no ambiente de vulnerabilidade social, provenientes de escolas públicas e da classe trabalhadora. Busca atender à uma realidade sensível e de necessária empatia, tendo em vista que, os assistidos pelo projeto em relação a outros vestibulandos, apresentam-se em desvantagens, buscando no PNV alternativas de complemento aos estudos preparatórios para os vestibulares. Sendo assim, pauta-se o projeto sobre o referencial Freiriano de educação popular e libertadora ao oportunizar ambientes de reflexão crítica e estímulo ao debate, aliados à uma melhor construção de aprendizados. Tendo em vista isso, o papel do professor nesse processo de ensino-aprendizagem se dá para além do ensino de conteúdos e resoluções de questões para o vestibular, o professor busca a motivação deles em relação ao ensino superior independente da sua realidade, bem como, busca educá-los utilizando-se das fragilidades do seu contexto social para uma melhor análise das temáticas apresentadas dentro de sala de aula, as quais interagem diretamente com seu cotidiano. Outrossim, o cursinho prepara o aluno tanto para o vestibular, como também, corrobora para o despertar da análise crítica da sua realidade, impactando diretamente na formação e na vida do indivíduo. Desse modo, o PNV se torna um importante projeto extensionista da Universidade ao passo que proporciona uma aproximação dos licenciandos de diversas áreas do conhecimento ao ambiente educacional. dando-lhes experiências práticas sobre o ensino no contexto da educação popular, tornando-os profissionais docentes capacitados e empáticos com as realidades e contextos sociais distintosPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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