A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE ANATOMIA HUMANA ACERCA DO ENSINO À DISTÂNCIA
Resumo
Devido à Pandemia do Covid-19, os docentes de Anatomia Humana tiveram que alterar a forma de ensino para o modo remoto. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de avaliar a percepção dos docentes acerca do ensino on-line. Foi realizado um estudo transversal em 2021.1 com professores que lecionam Anatomia Humana na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi feita através de um questionário on-line com 21 perguntas objetivas e subjetivas. Um total de 04 professores aceitaram participar do estudo e relataram pouca dificuldade para se adaptar, conforto em lecionar, porém relataram dificuldades na organização da disciplina e prejuízos na transmissão do conteúdo de forma remota. Além disso, metade já tinha experiência com o ensino à distância (EaD). Os docentes utilizaram métodos alternativos para ensinar (kahoot, socrative), pois afirmaram que auxilia no aprendizado; metade se sentiu estressado devido ao EaD, como também relatou que sua didática foi comprometida. Todos afirmaram que o EaD é menos eficiente do que o ensino presencial de anatomia, pois a falta de práticas dificultou a transmissão do conteúdo, a retenção do conteúdo pelos alunos e que pode causar prejuízos para o futuro médico. Apesar desses resultados, os entrevistados afirmaram que os alunos estão aptos para identificar peças em cadáveres reais. As vantagens do EaD citadas pelos docentes foram: possibilidade de rever as aulas, ausência de deslocamento. Já as desvantagens foram: falta de atividades práticas e de interação social. Portanto, com base neste trabalho, são notáveis os prejuízos no EaD na disciplina de anatomia humana de acordo com a visão dos docentes, principalmente pela falta de atividades práticas. Ficando, desta forma, explícita a necessidade de ensino presencial no que se refere ao aprendizado da anatomia.Publicado
2021-01-01
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XXX Encontro de Extensão
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