ENSINO COLETIVO E HETEROGÊNEO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO DA FAMÍLIA DOS METAIS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Resumo
Em 2020 nos deparamos com uma série de restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Os projetos de extensão, assim como ocorreu com a graduação, tiveram que se adaptar à nova realidade através do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Contudo, em nosso caso, ao invés de uma adaptação emergencial e temporária do ensino presencial para o ensino remoto, como proposto no Plano Pedagógico de Emergência (PPE) publicado em julho de 2020, propusemos a construção de um curso que de fato contivesse as características de um curso estruturado para a modalidade a distância. O curso mediado através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) atendeu na ocasião 22 estudantes de diversos municípios do Ceará, bem como de outros estados. Em 2021, dando continuidade a esta proposta, construímos e ofertamos o Módulo 2 deste curso e reofertamos o Módulo 1. Assim sendo, neste momento estamos atendendo no projeto cerca de 70 alunos dos mais diversos estados brasileiros em quatro turmas. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é apresentar os primeiros resultados referentes à uma pesquisa que visa identificar os sucessos e insucessos de um curso a distância direcionado à iniciação nos instrumentos de sopro da família dos metais. Para tal, dentro de um paradigma interpretativo / construtivista, realizamos uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória considerando como dados, um Questionário sobre dados sociodemográficos e conhecimentos musicais anteriores e vídeos enviados pelos estudantes em cada uma das atividades semanais. Ainda não possuímos os resultados pois o curso está em andamento, mas as observações preliminares nos apontam para uma série de sucessos que sugerem a viabilidade e importância da manutenção e expansão da proposta. Por outro lado, os insucessos já identificados, nos direcionam à correção e qualificação de pontos ainda deficitários.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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