O FUNCIONAMENTO DA BRINQUEDOTECA DA FACED/UFC COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO
Resumo
A Brinquedoteca constitui-se, para o curso de Pedagogia, um equipamento obrigatório, essencial à formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil e primeiros anos do ensino fundamental. É devido à sua importância que soma na avaliação para implementação e manutenção desses cursos, segundo o SINAES, pois se refere a um instrumento específico para formação de pedagogos. O objetivo deste trabalho é apresentar a brinquedoteca como laboratório e espaço de formação do curso de pedagogia. Nossas atividades formativas são planejar e oferecer formação inicial para os Brinquedistas, estudantes e professores, assim como sistematizar os grupos de estudo com temas definidos pelo grupo. Com o atual contexto de pandemia, a Brinquedoteca tem se reunido através da plataforma do Meet. Demos mais ênfase ao nosso processo formativo e, nos encontros de 2020.2 pudemos nos aprofundar em MATURANA, em 2021.1, na Abordagem Pikler e em 2021.2 trabalharemos com Vygotsky. A Brinquedoteca, mesmo de forma remota emergencial, tem propiciado um espaço de articulação entre a teoria e a prática, por meio dessas reuniões formativas. Os brinquedistas, durante as formações realizadas pela brinquedoteca, apresentam suas concepções apreendidas sobre as teorias estudadas e a relacionam com a cultura do brincar livre, partindo das brincadeiras frequentes que fazem parte da infância. Com o mesmo objetivo de ampliar os processos formativos, a Brinquedoteca realizou de forma virtual o 6º Dia Mundial do Brincar no canal da Faced em Ação no Youtube a ação contou com relatos das professoras Renata Facó e Sephora Souza sobre os relatos do brincar no período de pandemia e com Projeto Dandara realizando a Narração Oral de Histórias. A Brinquedoteca vem trabalhando para a construção e partilha de saberes importantes para a formação de professores e profissionais que atuam com bebês e crianças e que usam o lúdico como linguagem e forma de expressão.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.