ORGANIZAÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS ONLINE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA, PROMOVIDA PELO PROGRAMA NÚCLEO RONDON NA UFC
Resumo
Introdução: Com o advento da pandemia de COVID-19, houve a necessidade de uma mudança nas metodologias de ensino, agora em ambiente remoto (2). Nesse contexto, foi necessária uma readequação do ensino a este novo cenário, com o auxílio de tecnologias educacionais para a continuidade do trabalho com a tríade clássica, ensino, pesquisa e extensão, remotamente (1). Dito isto, destaca-se a necessidade da atuação dos projetos de extensão no meio virtual. Objetivo: Descrever a organização de um ciclo de palestras para alunos do ensino médio em Fortaleza, promovido pelo Programa Núcleo RONDON na UFC. Metodologia: Trata-se de um estudo de desenvolvimento tecnológico, acerca da organização de um ciclo de palestras. O referencial teórico utilizado se baseia nos princípios de educação libertadora proposto por Freire (1989). Assim, esta organização se deu em 5 etapas: criação da estrutura e escolha de plataforma e público-alvo; construção e disponibilização do questionário aleatório e anônimo, para captação dos temas de interesse dos alunos; análise das respostas do questionário; criação do cronograma e; elaboração de artes e links das palestras para divulgação via redes sociais. Resultados: O evento elaborado é composto por 5 palestras semanais, realizadas via YouTube, por meio da plataforma Stream Yard, cujos temas são: Vida acadêmica e suas oportunidades, COVID-19 e vacinas, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva e a importância de uma vida com hábitos saudáveis. Espera-se que o evento seja de grande relevância para a promoção da saúde desses alunos, oferecendo-lhes o conhecimento para serem co-responsáveis por sua saúde. Conclusões: Em suma, o desenvolvimento deste evento oportuniza os alunos a serem instruídos e sanarem dúvidas sobre temas pertinentes como: COVID-19, vacinas e sobre saúde em geral, física, mental e social. Logo, verifica-se que este evento procura apresentar conteúdos fundamentais para promoção da saúde integral dos alunos de ensino médio em Fortaleza.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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