OS IDOSOS ESTÃO CADA VEZ MAIS INSERIDOS NO CENÁRIO VIRTUAL, E É PARA LÁ QUE O “PRISMA-UFC” TAMBÉM VAI, PARA ALCANÇÁ-LOS.

Autores

  • Anna Beatriz Melo da Cunha
  • Felipe Braga Albuquerque

Resumo

Introdução: A OMS indica que em 2050 um terço da população brasileira terá mais de 60 anos. É urgente então entender o contexto da pessoa idosa no século XXI, seja o preconceito sofrido pelos idosos, seja o recente movimento pela valorização e inclusão social da “melhor idade". É nesse segundo contexto que as redes sociais se inserem. Hoje, avôs, netos e bisnetos “surfam" na mesma interface, e o PRISMA decidiu então entrar nessa onda, conscientizando sobre o tema no Instagram. Objetivos: Almeja-se o engajamento dos idosos na página do Instagram, a fim de que aprendam sobre os direitos garantidos na Constituição e no Estatuto do Idoso e sobre a sua potência na sociedade. Visa-se entender o engajamento nas redes sociais como ferramenta de disseminação do conteúdo. A democratização da informação passa a ser a base para a construção de uma sociedade de indivíduos conscientes. Método: As postagens quinzenais possibilitaram a análise do engajamento dos leitores pelos índices do próprio aplicativo. O nosso objetivo precípuo foi alcançado pois temos 229 seguidores, com faixas etárias e gêneros diversos e conseguimos nos comunicar com páginas de outros projetos acadêmicos. E é exatamente essa relação virtual que ampara a atuação do PRISMA em meio à pandemia, que restringiu tanto o idoso em seu lar. Resultados: A rede social se limita a uma parcela jovem/adulta, sendo necessário criar estratégias para que a informação alcance um público plural, diluindo e diversificando o conteúdo, para uma melhor apreensão do tema. O objetivo atual é criar mecanismos de engajamento ainda mais eficientes, como lives e enquetes. Conclusão: Os usuários que acompanham a página aprovam a dinâmica de postagens apresentada e se mostram surpresos com a gama de direitos e projetos sociais que fomentam a inclusão do idoso. Esse sentimento de surpresa em muitos seguidores aponta a necessidade das universidades “saírem de seus campus” e alcançarem o mundo real, nem que seja pelo virtual.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão