USO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DO PODCAST “ENGENHARIA DE QUÊ?”
Resumo
As redes sociais estão se tornando as principais ferramentas de comunicação e de divulgação de informações nos últimos anos; principalmente durante a pandemia, o Instagram se tornou a vitrine de pessoas, produtos e serviços. Com um grande poder influenciador na atual sociedade, esta rede é usada para a divulgar produtos e serviços, vendas e compartilhamento de informações. Desse modo, a associação de projetos educacionais a esta ferramenta possibilita a difusão de informações entre o público universitário de maneira leve e descontraída. Sendo assim, pode-se visualizar essa relação no projeto de podcast “Engenharia de Quê?”, que visa disseminar informações e conhecimentos sobre temas relacionados à engenharia de alimentos através de plataformas digitais. A estratégia de marketing utilizada consiste em aproveitar as ferramentas que o Instagram proporciona, como uso dos stories (às terças), publicações no feed (às quartas), vídeos e Reels (às quintas) com um cronograma semanal voltado para o episódio, o qual é lançado às sextas, buscando sempre instigar os seguidores a escutar o material completo nas plataformas de áudio. Após a implementação desse plano de divulgação foram postados 17 episódios, um por semana, e de acordo com os dados fornecidos pelo Instagram, após a implementação de uma estratégia fixa de postagens, o alcance da conta aumentou 59,8%; além disso o número de seguidores cresce todos os dias e os Reels, com um trecho do episódio que será lançado, são os principais responsáveis pela atração de novos seguidores. Com informações do Anchor, plataforma utilizada para a distribuição do podcast nos aplicativos e sites de áudio, o podcast apresenta uma média de 63,12 plays por episódio. Com base nos dados obtidos, conclui-se que as estratégias de divulgação estabelecidas há seis meses continuam atraindo seguidores para o perfil do podcast no Instagram, além de contribuir com um maior alcance e visibilidade dos episódios do “Engenharia de Quê?”.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.