A MULHER NA CIÊNCIA: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO À MATERNIDADE NO MBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFC
Resumo
Diversas conquistas oriundas das lutas feministas trouxeram avanços ao longo dos anos, mas a situação da mulher na sociedade contemporânea ainda requer mudanças. No campo da ciência, ainda há uma disparidade entre homens e mulheres a serem superadas. Para se ter noção, a pesquisa “Geographic and Gender Diversity in the Brazilian Academy of Sciences” traz dados alarmantes que apontam para uma elite da pesquisa científica ainda masculina. Esse tipo de informação provoca reflexões como: o que faz com que mulheres ainda estejam em desvantagem? Como e o que poderia reverter esse problema? Pesquisadores, como Barbosa, Lima e Saitovich (2015), apontam a questão da maternidade e como ela é tratada pelo mundo acadêmico como um dos entraves para que a mulher prossiga ou chegue aos mais altos níveis da carreira científica. Como saída para esse problema, surgem as políticas públicas. Silva (2008) ressalta a tentativa de resolução de situações desigualdades através dessas ações específicas: “(...) toda política pública é tanto um mecanismo de mudança social, orientado para promover o bem-estar de segmentos sociais, principalmente os mais destituídos, devendo ser também um mecanismo de distribuição de renda e equidade social, vista como um mecanismo social que contém contradições.” Com base nessa problematização, propõe-se, no âmbito do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, a realização de uma avaliação diagnóstica do cenário da Universidade Federal do Ceará em relação às condições em que atuam pós-graduandas mães e que dificuldades são encontradas a partir desse espectro de suas vidas. O ponto de partida do trabalho será justamente a ausência de uma política pública bem definida, que apoie pesquisadoras que são mães no ambiente acadêmico da pós-graduação da UFC. Para realização da pesquisa será utilizada a metodologia qualitativa, através de métodos, como a entrevista em profundidade. A partir disso, pretende-se propor o desenho de uma política ou projeto parPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
Licença
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