INOVAÇÃO GERENCIAL E PERFIS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Adauto de Vasconcelos Montenegro
  • Ana Paula Moreno Pinho
  • Antonio Caubi Ribeiro Tupinamba

Resumo

Inovação Gerencial é a introdução de algo novo para a organização em alguma das seguintes dimensões: atividades e práticas gerenciais, processos de gestão e estruturas organizacionais. O comprometimento organizacional constitui-se como um vínculo desenvolvido entre trabalhador e organização. A partir do modelo tridimensional (bases afetiva, normativa e de continuação), estudos têm sido desenvolvidos considerando perfis de comprometimento, os quais podem ser compreendidos como diferentes combinações das basesEste estudo objetiva delinear os perfis de comprometimento de servidores públicos e terceirizados, evidenciando a predominância das bases do modelo tridimensional e verificar se a inovação gerencial e as práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação atuam como antecedentes dos perfis. O delineamento da pesquisa é quantitativo, do tipo survey e de corte transversal. Os campos de pesquisas são duas instituições de ensino superior públicas federais. O instrumento de coleta de dados utilizado é composto de um questionário sociodemográfico e duas escalas: para investigação do comprometimento organizacional e da inovação gerencial e práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação. Os resultados parciais, advindos de pré-testes com 218 servidores e 91 terceirizados demonstram que 53,4% dos servidores percebem inovação gerencial, notadamente nas áreas de Gestão de Pessoas, Planejamento, Finanças e Orçamento. 58,6% dos terceirizados percebem a inovação gerencial nas mesmas áreas. Para os servidores, as práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação mais evidenciadas foram as de delegação de responsabilidades e treinamento e desenvolvimento. Os terceirizados acrescentaram as de comunicação. Observou-se predomínio do comprometimento afetivo nos dois grupos. O normativo obteve índices baixos para os servidores e índices moderados para os terceirizados. O de continuação obteve índices moderados nos dois grupos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior