MATERIAL DE APOIO PARA ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS PRÁTICAS DE INVERTEBRADOS
Resumo
Práticas em microscopia utilizam do sentido da visão para acessar as informações de estruturas biológicas e microrganismos através de um aparato óptico. Estas práticas são importantes para o ensino de biologia e estão presentes em diversas disciplinas da formação de professores de biologia e biólogos. O curso de Ciências Biológicas da UFC possui dez disciplinas obrigatórias com práticas regulares de microscopia, compreendendo cerca de 416 horas de práticas. Destas práticas, 32 horas são voltadas para práticas da disciplina de Invertebrados I, que possui diversas práticas com necessidade de microscopia. Os estudantes deficientes visuais não têm acesso as informações visuais obtidas por microscopia e se faz necessário a utilização de modelos substitutos adequados para que possam contemplar as práticas. A prática de platelmintos utiliza lâminas com estruturas diagnósticas e morfologia interna, é necessário a utilização de modelos táteis para que estudantes deficientes visuais conheçam essas estruturas. Em 2019.1, a disciplina de Invertebrados I recebe uma estudante deficiente visual e se faz necessário a confecção de material com informações táteis para que ela possa participar do processo de aprendizagem. Modelos didáticos tridimensionais das lâminas da prática de platelmintos foram confeccionados em biscuit. Os estudantes com deficiência visual seriam guiados no manuseio dos modelos e sobre cada estrutura. Durante a aula, foi realizada uma explanação sobre os materiais e sobre os modelos tridimensionais das lâminas. A estudante deficiente visual não compareceu a esta aula. A estudante cadeirante, matriculada na disciplina, foi diretamente beneficiada com a presença dos modelos tridimensionais. As bancadas são altas e não permitem o alcance as oculares dos aparelhos, enquanto sentada na cadeira de rodas. Mesmo com o uso de uma mesa baixa ainda ficam de difícil acesso. Assim, os modelos das lâminas também a auxiliam a acompanhar a aula prática.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
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