ESPETÁCULO "NOVOS CAMINHOS"

Autores

  • Maria Alice Tabosa de Lima
  • Talita Batista Sobrinho
  • Patrick Anderson Martins Magalhães
  • Ytalo Eloi Santos de Sousa
  • Edlane Lima da Silva
  • Marcos Antonio Almeida Campos

Resumo

O grupo Oré Anacã, projeto de cultura e arte vinculado à Secult Arte UFC, situado no Instituto de Educação Física e Esportes, tem como essência de trabalho as danças tradicionais brasileiras. Seu trabalho está ligado ao que a Carta do Folclore Brasileiro (1995) caracteriza como “projeção folclórica”, ou seja, inspiramo-nos nas danças tradicionais. Após a criação de mais de 30 coreografias de diversas danças do país, que compõem dois espetáculos (“Entre Penas e Contas” e “Parintins em Festa”), o grupo começou a experimentar o trabalho de inspiração folclórica, no qual não focamos em uma dança tradicional específica, mas na gestualidade das danças brasileiras como um todo para poder criar as coreografias. Nesta perspectiva, no segundo semestre de 2019, criamos uma coreografia baseada na música “Sol da Liberdade”, de Daniela Mercury, tendo como referência a gestualidade de algumas danças tradicionais (afoxé, maracatu, xaxado, entre outras). Nesta criação, também buscamos novos desafios de composição coreográfica, como a maior utilização de trabalhos de níveis, tempo, direção e figuras. Foi um trabalho construído a partir do protagonismo dos dançarinos, que desenvolveram a sequência de passos, composição coreográfica, figurino, maquiagem e outros elementos que compõem a construção de uma coreografia completa e complexa. Após a apresentação do trabalho no espetáculo “Alma” no dia 23 de novembro de 2019, no teatro do CUCA Mondubim, o grupo decidiu construir um novo espetáculo inspirado neste modelo de trabalho, intitulado “Alma Brasileira”. A partir disto, propomos para os Encontros Universitários uma apresentação híbrida, na qual apresentaremos coreografias dos dois modelos de trabalho. Para isto, solicitamos aparelhagem de som para pendrive (não temos música ao vivo) e um palco ou espaço cênico adequado, se possível com dimensão igual ou superior a 8m de boca de cena e 6m de profundidade, sem outros elementos inseridos no local (caixas de retorno, pedestais, decoração)

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Cultura Artística