ANÁLISE DO PERFIL SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS DE LETRAS INGLÊS NOTURNO

Autores

  • Luiz Vicente Costa da Silva
  • José Igor Lira Pereira
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

Na UFC, é possível cursar Letras inglês nos períodos Diurno e Noturno. Muitos optam pelo curso noturno por ser uma alternativa para quem não pode fazer um curso superior no turno Diurno ou Vespertino, quer seja por questões de trabalho, quer seja por outras questões. Porém, após ingressar na universidade, grande parte dos estudantes dos cursos Noturnos enfrenta muitas dificuldades que talvez resultem em evasão, e, por consequência, a não conclusão do curso. Problemas (apenas para citar alguns) tais como a falta de tempo e nível de inglês não compatível com o exigido pelo curso seguem os estudantes durante o curso. Tendo em vista esse problema, há a necessidade de se pensar ações que visem à permanência desses alunos na universidade até a conclusão da graduação. Uma dessas ações é o programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) que busca reduzir essa evasão concedendo bolsas a estudantes em projetos que auxiliam a articulação, o acompanhamento e avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação. O presente trabalho foi resultado de um questionário socioeconômico de 6 sessões e gerenciados por mim da quinta sessão até a sexta que pretendeu levantar dados que permitam conhecer melhor o perfil dos alunos do curso de letras inglês noturno. Os resultados aqui obtidos poderão ser utilizados futuramente para se pensar em melhorias. O questionário teve como público alvo os alunos do curso de Letras Inglês Noturno. No total, 54 alunos responderam ao questionário que foi enviado no período de abril de 2019.1 via e-mail. Os participantes tiveram em torno de três semanas para responderem as perguntas. O questionário foi elaborado no Google Formulário pelos bolsistas PAIP sob a orientação da coordenadora do curso, a professora Diana Costa Fortier Silva. Vale ressaltar o apoio dado pela PROGRAD para a realização da pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação