AÇÕES PARA ACOLHIMENTO E ENGAJAMENTO DO DISCENTE DE ENGENHARIA MECÂNICA
Resumo
O ensino de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Ceará é considerado por muitos de seus alunos como desgastante e desestimulante, principalmente, pela elevada carga horária, pelo alto nível dos conteúdos trabalhados em sala e pela falta de diálogo entre alunos e professores. A proporção entre alunos ingressantes versus alunos concludentes é alarmante, causada por desistências, trocas de curso e reprovações. Estas encontram-se mais frequentes nas cadeiras do ciclo básico, como cálculo fundamental, química e física. Desse modo, as atividades do projeto “Ações para acolhimento e engajamento do discente de engenharia mecânica” tiveram como objetivo principal despertar o interesse desses alunos pela graduação, pelo incentivo à participação em projetos aumentando o sentimento de pertencimento ao curso. Para crescer esse sentimento, juntamente com os bolsistas da Iniciação Acadêmica, foi reformulado o site do curso, trazendo informações dos projetos de extensão e, futuramente, notícias sobre as pesquisas desenvolvidas pelos discentes. Com os alunos ingressantes foram realizadas palestras, oficinas e apresentações, gerando uma maior participação deles em projetos de extensão e atividades de integração, como a Semana de Tecnologia. Foi incentivado a comunicação entre os projetos de extensão do curso, com o auxílio do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica. Então, foi percebido que a participação e a proatividade dos alunos aumentava à medida que seu sentimento de pertencimento, por meio de projetos, laboratórios e atividades, crescia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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