PROJETO PESCANDO OS PROFISSIONAIS DO FUTURO – ANO VIII: AÇÕES PARA MITIGAÇÃO DA EVASÃO NA ENGENHARIA DE PESCA
Resumo
A evasão é um dos grandes desafios das instituições de ensino superior e os motivos para que isso ocorra são os mais diversos, embora não se identificar com o curso escolhido e situação socioeconômica, pareçam ser os mais comuns. Um outro fato é que a evasão ocorre em diferentes períodos da vida acadêmica, porém parece ser mais intenso nos semestres iniciais do curso. As consequências da evasão, repercute no universitário, que pode aumentar o tempo para conclusão de um curso, ou mesmo nem concluir; sobre outros candidatos, por perderem a oportunidade de ingressar na universidade; e na instituição que fica com vagas ociosas. Com base nisso o presente trabalho teve por objetivo contribuir para a ambientação e redução da evasão universitária de alunos ingressantes do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca da UFC; para a formação de alunos e articulação, acompanhamento e avaliação de ações acadêmicas. Em 2019 as atividades tiveram início em março com a seleção do bolsista, seguindo-se com reuniões para planejamento da agenda semestral, realização de palestras para divulgação do projeto e ambientação dos alunos, aplicação de questionário para conhecer o perfil do ingressante e palestras e visitas técnicas. No segundo semestre, o bolsista migrou para uma outra modalidade de bolsa e o contingenciamento de recursos financeiros na UFC impediu a indicação de um novo bolsista. Com base nas atividades realizadas e dados levantados, pode-se dizer que: foi possível interagir com os alunos que ingressaram em 2019; que as visitas e palestras técnicas contribuíram para que eles se familiarizassem com o curso e profissionais da área; que entre os alunos que ingressaram em 2019, 56% colocaram o curso de Eng. de Pesca como primeira opção e que 79% querem permanecer no curso e que o projeto tem contribuído com a formação do aluno bolsista e para a articulação, acompanhamento e avaliação de ações acadêmicas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.