A FORMAÇÃO DO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS E A SIGNIFICÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA E DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS AFETIVOS ENTRE BOLSISTAS

Autores

  • Fernanda Steffany do Nascimento Chrisostomo
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

O presente trabalho relata as experiências vivenciadas como bolsista do projeto Letras Solidárias, que faz parte do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), programa de bolsa da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o primeiro semestre de 2019. Esse trabalho justifica-se pela importância de se discutir sobre como um ambiente emocionalmente agradável aliado a novas metodologias propiciaram a criação de relacionamentos positivos e amizades entre bolsistas. Inicialmente, cabe destacar que a experiência se deu a partir das formações semanais, nas quais foram desenvolvidas habilidades sociais por meio de diversas atividades, como momentos de interação, como também por meio do contrato de cooperação realizado antes das atividades e o processamento de grupo, em que colocávamos em prática as habilidades de dar e receber feedback. Aliado a isso, foi realizado um estudo bibliográfico relacionado à temática de forma a contribuir com a discussão. Outrossim, destaca-se aqui a relevância da metodologia que foi utilizada nas formações do projeto, a Aprendizagem Cooperativa, fundamentada nos estudos desenvolvidos por David e Roger Johnson (1999), para dar relevância às habilidades sociais, à interdependência positiva, à resolução de conflitos, o que ajuda a construir um ambiente propício à criação de relacionamentos afetivos. Durante esse período foi possível constatar que ocorreu uma mudança significativa no que diz respeito às relações entre bolsistas, dado que ao final do semestre havia uma maior sintonia e muitos já haviam se tornados amigos. Assim, podemos verificar a eficácia de tal metodologia. Por fim, cabe salientar que são grandes os desafios para que ocorra a construção de tais laços afetivos, por isso o PRECE e o projeto Letras Solidárias têm grande importância nisso, visto que esses possibilitam uma compreensão acerca da significância de se desenvolver a solidariedade, a cooperação e principalmente de colocar em prática a educação emocional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa