PERSPECTIVAS DE UMA VIVÊNCIA COMO REVISOR DE REDAÇÕES NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS

Autores

  • Joao Rodrigues de Carvalho Neto
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

Em um país emergente de matriz educacional predominantemente moldada em pressupostos de manutenção da desigualdade e secundarização dessa mesma educação, que é o elemento primordial para a superação da referida realidade, o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) - um programa de bolsas da Universidade Federal do Ceará -, se propõe, por meio da educação, a ser figura de proa na construção de uma atmosfera social em que todos os indivíduos tenham direito ao principal mecanismo que os fará cidadãos: uma educação justa, gratuita e de qualidade. Dessa forma, o presente trabalho tem por fito apresentar um apanhado geral de minha experiência como bolsista do projeto Letras Solidárias, integrante do PRECE. A experiência se deu durante o primeiro semestre de 2019, em que primeiramente passei um por processo seletivo-formativo e sendo aprovado nesse, obtive outras atividades como bolsista, das quais algumas delas foram: leitura e compartilhamento de histórias de vida, oficinas sobre Aprendizagem Cooperativa (A.C) e oficinas de revisão de redações, sendo essa última a de maior foco. As revisões realizadas têm o intuito de estimular a leitura e a produção de redações, direcionadas aos alunos da rede pública de uma escola em Pentecoste-CE. É importante ressaltar que essas experiências foram fundamentadas na metodologia da A.C estruturada pelos irmãos Johnson (1999), que norteia o trabalho do PRECE. A partir do exposto, compreende-se a importância do funcionamento das atividades desenvolvidas no Letras Solidárias e sobre quais referenciais teóricos elas são empreendidas, além da percepção de como ocorre a adaptação aos métodos da A.C, em oposição às práticas que primam pelo individualismo e pela exclusão daqueles que não conseguem se adequar aos métodos tradicionais. Visto isso, percebe-se uma via de mão dupla no aprendizado tanto dos estudantes, quanto dos bolsistas revisores, além dos outros agentes necessários à existência desta ação de estímulo educacional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa