RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FACILITAÇÃO DE OFICINAS DE REVISÃO TEXTUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA

Autores

  • Ramon Falcao Soares
  • AlverbÊnia Maria Alves de Lima

Resumo

O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) atua como uma ponte entre Universidade Federal do Ceará e a escola básica, articulando a comunicação entre essas instituições por meio de atividades na metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C), estruturada por David e Roger Johnson (1998). Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas em 2019, período em que atuei como bolsista facilitador de oficinas de revisão textual, junto ao projeto Letras Solidárias, pertencente ao PRECE. Em 2019.1 facilitei oficinas de revisão textual para os novos bolsistas do projeto justamente com dois colegas, no qual elaboramos planos de aula e facilitamos, etapa fundamental para que pensássemos em como abordar os assuntos técnicos que envolvem a revisão de uma redação de maneira a integrar os novatos ao trabalho cooperativo. Já em 2019.2, facilitei oficinas de revisão textual em uma escola da rede estadual. A experiência, apesar de ser baseada nos mesmos planos elaborados anteriormente, foi diferente em muitos aspectos. O primeiro deles, é que as formações não foram para estudantes universitários, mas para quinze alunos de Ensino Médio, selecionados para compor um grupo de revisores solidários que auxiliavam seus professores de Língua Portuguesa nas revisões dos colegas de turma. Outro aspecto preponderante no momento do planejamento dessas novas oficinas foi o de que era necessário não apenas ensinar esses estudantes a revisar de maneira solidária, mas auxiliá-los também em suas próprias produções textuais, visto que eles estavam em preparação para o ENEM. Conclui-se, que da etapa de planejamento e constante reestruturação das oficinas até a fase prática das formações, este trabalho procura enfatizar a importância que vivências dessa natureza desempenham na formação acadêmica de um estudante de licenciatura, que muitas vezes tem seu desejo de atuar no magistério tolhido pelas poucas oportunidades práticas que a Universidade oferece durante a formação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa