A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES ATLETAS DE HANDEBOL SOBRE O IMPACTO BIOPSICOSSOCIAL DA PRÁTICA ESPORTIVA DE RENDIMENTO NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A atividade física é o resultado de movimentos corporais promovidos pelos músculos esqueléticos que resultam em demandas energéticas acima do nível basal (PITANGA, 2002). Entretanto, o modo de vida ativo não deve ser resumido apenas em gasto calórico, visto que há diversos elementos de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental envolvidos. O cotidiano estressante traz ao indivíduo impactos negativos à saúde mental e física. Para amenizar as disfunções causadas pelo ambiente lesivo, o exercício físico pode ser utilizado como um meio para entreter e reconstituir a saúde, ampliando a qualidade de vida dos praticantes. Nesse contexto, o programa de incentivo ao desporto se constitui como importante mecanismo para melhoria da saúde dos discentes da UFC. O objetivo desse estudo é relatar a experiência e implicações biopsicossociais vivenciadas na prática esportiva de rendimento do handebol masculino da UFC. Como metodologia foram realizados questionários abertos com três bolsistas da equipe, abordando aspectos das experiências relacionadas à prática desportiva no contexto da bolsa de incentivo ao desporto. Os resultados indicaram que: a realização das atividades desportivas fazem parte das prioridades no contexto acadêmico do entrevistados; a prática regular melhora o condicionamento físico e consequentemente a saúde; a possibilidade de experiências envolvendo trabalho em equipe e integração social aperfeiçoa habilidades relacionais e de gerenciamento de recursos humanos dos praticantes; é sentido uma sobrecarga pelo acúmulo de atividades extracurriculares. A bolsa de incentivo ao desporto possibilitou experiências positivas em diversos aspectos biopsicossociais apesar da sobrecarga citada pelos alunos-atletas, tornando-se um componente importante para o estímulo da prática de atividade física no ambiente universitário e, assim, contribuindo para a formação dos alunos-atletas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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