NOVOS PÚBLICOS NO MUSEU DE ARTE DA UFC: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS - EXPERIÊNCIAS
Resumo
Esta comunicação apresenta experiências desenvolvidas no Museu de Arte da UFC (MAUC) voltadas à acessibilidade e inclusão de pessoas surdas. Trata-se de uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas por uma educadora surda, estudante de Libras na UFC e que integra o Educativo do museu e nele buscou implementar uma série de ações com o objetivo de engajar o público surdo. A ação ora apresentada está articulada ao projeto mais amplo de implantação do Núcleo Educativo do MAUC, que ocorreu em 2019, objetivo geral do projeto “Inovação e Ação Educativa no Museu de Arte da UFC”, financiado pelo Programa PIBI/PROLAD. Um dos eixos deste projeto pautou-se pela construção de ações voltadas à acessibilidade, no qual a bolsista implementou as seguintes atividades: visitas mediadas em Libras, sensibilização da comunidade surda através de vídeos divulgados em redes sociais, mediação de oficina de autorretrato para criança surda e curso de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidoras(es) e bolsistas do MAUC. Os resultados das ações realizadas permitem concluir que a presença de uma educadora surda contribuiu para a integração da comunidade surda ao museu, contemplando assim pessoas que pouco frequentavam a instituição devido às barreiras sociais e de recursos de acessibilidade. Contribuiu ainda para uma mudança institucional, a partir da convivência da equipe do museu com uma pessoa surda, em trocas de conhecimento. Cabe destacar ainda a relevância da integração da comunidade surda ao museu que, com as ações mediadas por uma educadora surda, se viam representados no espaço, realizando diálogos sobre a história da arte e interagindo com as obras de arte, contribuindo assim para a construção de um museu acessível. Assim, concluímos pelo saldo positivo das experiências realizadas, que apontam para a relevância de sua continuidadea fim de que mais pessoas surdas e surdocegas possam ter seus direitos de acesso à cultura e ao patrimônio.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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