SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA MUDANÇA NA POSTURA DOCENTE DIANTE DA PRÁXIS PEDAGÓGICA
Resumo
Os recém-formados em Pedagogia, têm dificuldades de experimentar o que aprenderam na academia em suas práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito, ao ensino da matemática. Deste modo, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará(FACED/UFC), ofertou em julho de 2019, uma disciplina de férias intitulada Currículo, Avaliação e Criatividade na Matemática do Ensino Fundamental, que teve participação de graduandos dos cursos de pedagogia de vários semestres, abordando o uso da Metodologia Sequência Fedathi (SF), como melhoria para a práxis pedagógica dos futuros pedagogos. Neste contexto, o presente trabalho, tem o objetivo de descrever como a (SF), dentro do princípio pedagógico e formativo, promoveu a mudança de postura dos discentes em formação docente, partindo de ações que os colocassem em situação de aprendizagem. Fundamentam esta pesquisa os estudos teóricos desenvolvidos por Santos (2016, 2018) e Borges Neto (2013). Desse modo. as atividades realizadas na referida disciplina de férias, foram: (i) práticas dialogadas; (ii) a apresentação de vídeos, as dinâmicas, estudos; e, (iii) sínteses de textos em grupos. Com isso, os participantes, a partir das leituras dos textos, realizaram atividades práticas de raciocínio lógico; participaram de debates na sala; planejaram e elaboraram seminários, onde apresentaram os resultados obtidos na disciplina, sendo os discentes desafiados, a terem uma experiência significativa de ensino, com base nas quatro fases da (SF): tomada de posição, maturação, solução e prova. Isso, contribuiu para que os alunos fossem protagonistas de seu aprendizado. Conclui-se então, que a disciplina Currículo, Avaliação e Criatividade na Matemática do Ensino Fundamental, foi relevante, pois favoreceu a emancipação crítica e participativa dos alunos, diante dos conteúdos propostos, levando-os a refletirem e tomarem consciência, sobre a importância de seu papel, no processo educativo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.