FORA DA GRADE: NOVOS TEMAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE PSICOLOGIA.
Resumo
Dado o caráter generalista dos cursos de Psicologia, verifica-se que muitos temas de interesse dos estudantes não são contemplados na grade curricular. Além disso, importantes temas são vistos de forma introdutória na graduação, mostrando-se necessário um aprofundamento destes em espaços complementares à sala de aula. Pensando em aprimorar as práticas/metodologias de ensino e aprendizagem o PET-Psicologia criou o projeto “Fora da Grade” com o objetivo de atuar como um eixo facilitador dos processos de ensino e aprendizagem para o curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), viabilizando o acesso a metodologias inovadoras e alternativas na abordagem de temas de interesse dos graduandos, incluindo assuntos não contemplados na estrutura curricular do curso. Inicialmente, foi feito um levantamento com os temas de maior interesse e que os alunos desejam aprofundar e/ou àqueles não contemplados pela grade curricular. Após essa etapa, foram selecionadas as temáticas a serem abordadas pelo projeto, assim como pessoas de referência para mediação dos encontros. Os bolsistas atuam como assessores na sugestão de diferentes formatos e metodologias para os encontros. A atividade ainda está em curso e espera-se que os encontros organizados pelo projeto ajudem os estudantes da graduação a conhecerem outras áreas da psicologia que não são contempladas pela graduação, bem como a oportunidade de aprender por diferentes formatos. Ademais, que os encontros auxiliem na construção do seu percurso acadêmico e melhoria do ensino na universidade, por meio do desenvolvimento de novas formas de aprender. Portanto, o “Fora da Grade” se configura como um importante complemento ao longo do percurso acadêmico, uma vez que viabiliza, por meio de diferentes metodologias de ensino, o acesso a temas que estão fora da estrutura curricular cumprindo com o propósito do Programa de contribuir com uma formação de qualidade para o curso de Psicologia da UFC.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
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