SEMINÁRIOS DE PESQUISA COMO UMA FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO CIENTÍFICO
Resumo
Os seminários de pesquisa realizados pelo PET Geografia-UFC são bastante construtivos para a formação acadêmica de seus bolsistas. De fato, a atividade é instigada em duas vertentes, individual e coletiva. A pesquisa individual, em que cada bolsista desenvolve uma pesquisa de acordo com uma área de interesse pessoal, leva em conta, também, o vínculo com os laboratórios segundo a linha de pesquisa desejada. Já a segunda vertente, objetiva a realização de uma pesquisa em conjunto entre os 12 bolsistas, dividida em três eixos: econômico, social e ambiental, sob a orientação do tutor e co-tutor. Os seminários tem como propósitos desenvolver e incentivar a pesquisa científica (individual e coletiva), aprimorar o trabalho coletivo considerando as habilidades e competências dos bolsistas, promover a prática da pesquisa colaborativa como forma de produção do conhecimento científico, além da divulgação dos resultados obtidos das pesquisas individuais e coletivas. Os de pesquisa coletiva são executados em diferentes etapas ao longo do ano, a partir do estabelecimento dos objetivos específicos pertinentes a cada fase investigativa, enquanto os seminários de pesquisa individual, realizado duas vezes no ano, são espaços de diálogo no qual os bolsistas apresentam seus respectivos projetos aos tutores, aos professores convidados e aos demais bolsistas. Portanto, com a realização desses seminários se espera contribuir com o amadurecimento intelectual dos bolsistas e a prática da pesquisa científica, além de se ter a oportunidade de um acompanhamento a partir de panorama evolutivo da investigação em cada projeto em desenvolvimento. Inegavelmente, no decorrer de 2019, a atividade mostrou-se como uma ferramenta essencial para o aprimoramento do caráter científico de cada bolsista.Como produtos foram desenvolvidos relatórios das pesquisas e textos elaborados para divulgação e publicação nos eventos científicos da geografia e áreas afins.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.