A INFLUÊNCIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS
Resumo
Define-se hábitos alimentares como tipos de escolha e consumo de alimentos por um indivíduo, ou grupo, em resposta a influências fisiológicas, psicológicas, culturais e sociais. Torna-se relevante, portanto, estratégias educativas que visem compartilhar o conhecimento sobre esses tipos de escolha, sendo fundamental empoderar acompanhantes de pacientes no conhecimento sobre esta temática. Este estudo objetiva relatar à experiência de acadêmicas de enfermagem, ao planejar a ação educativa relacionada à hábitos alimentares. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, vivenciado pelas discentes de Enfermagem, em uma atividade educativa sobre hábitos alimentares desenvolvida em uma clínica cirúrgica de um hospital terciário, no período de novembro de 2019, em uma clínica cirúrgica de um Hospital terciário de Fortaleza – CE, como atividade de um projeto de extensão. Os acompanhantes foram reunidos em uma sala, onde as acadêmicas, em conjunto com uma nutricionista, fizeram uma dinâmica de “verdadeiro ou falso”, usando plaquinhas com V para verdadeiro e F para falso. As acadêmicas liam os slides com algumas afirmações sobre hábitos alimentares. Após ler as afirmações, foi pedido que os acompanhantes erguessem as placas de acordo com sua resposta. Posteriormente a cada afirmação lida no slide, as discentes e a nutricionista realizavam um pequeno feedback sobre o porquê a afirmação era verdadeira ou porquê era falsa. Os participantes demonstram-se estimulados a aprenderem sobre a temática, interagindo entre si e com os discentes. Acertaram a maioria das afirmações. A ação durou 20 minutos e os acompanhantes avaliaram-na como relevante. Portanto, pode-se destacar a importância da educação em saúde nos ambientes de cuidado, pois a mesma pode ser utilizada como instrumento para obter melhores indicadores de saúde, através da promoção do autocuidado e da corresponsabilidade dos sujeitos com a saúde.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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