BANCO DE SONS
Resumo
Apresenta-se a experiência no Projeto Banco de Sons, o qual visa a criação de um inventário de áudios para oferecer suporte aos alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), disponibilizando arquivos de áudio que podem ser usados em seus projetos. Esse projeto também oferece monitoria para alunos na captação de sons no estúdio HL 108. Objetivamos facilitar o processo de pesquisa e seleção de sons de arquivo (sons gravados previamente, em estúdio ou não) em situação de construção da trilha sonora de um filme ou obra audiovisual dos estudantes. Através de uma análise de cunho qualitativo, portanto, coube aos bolsistas coletar, analisar e catalogar sons de arquivos; criar e organizar um Banco de Sons para o Curso de Cinema e Audiovisual; auxiliar e orientar os alunos em possíveis aulas no estúdio HL 108, quanto ao uso correto do espaço e dos equipamentos. Durante o processo de seleção e catalogação dos arquivos, os bolsistas escutavam os áudios, classificando-os entre úteis e não úteis, sendo os não úteis aqueles que não contemplam a definição de sons de arquivo. Depois, os arquivos eram fichados de acordo com seu conteúdo. Em seguida sistematizou-se um sistema de código para facilitar a busca no inventário e então carregar os arquivos numa plataforma digital. Por conseguinte, a coleta de dados ocorreu durante o período de Junho/Julho e cerca de 500 áudios foram coletados de produções anteriores - fornecidos por alunos, professores e técnicos do curso; analisados pelos bolsistas entre os meses de Agosto e Novembro, e cerca de 250 áudios já estão catalogados e disponíveis para os alunos, caso entrem em contato com os bolsistas. Também nas monitorias no estúdio, obteve-se bons resultados, aprendendo melhor sobre os equipamentos e captando mais sons possíveis para o banco. Os resultados até aqui obtidos não seriam possíveis sem o apoio do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica, gerido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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