DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA DE SEGURANÇA DE REAGENTES QUÍMICOS UTILIZADOS NO LPNBIO-UFC
Resumo
No Laboratório de Produtos Naturais e Biotecnologia (LPNBio), do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Campus do Pici, são desenvolvidos projetos de pesquisa em Fitoquímica e Biotecnologia e sua equipe composta de professores, alunos de Pós-Graduação e Graduação, utiliza diariamente uma grande quantidade de solventes e reagentes químicos, alguns deles de alta toxicidade. Visando à segurança e diminuição de possíveis chances de acidentes no LPNBio, foi desenvolvido uma cartilha para consulta e orientação de ações que devem ser executadas, se necessário. Para obter as informações necessárias realizou-se um levantamento de todos os produtos químicos presentes no laboratório, cujos nomes científicos foram utilizados sites de busca, como PubChem e bancos de dados de empresas de produtos químicos (FISPQs), normas da ABNT e demais manuais de segurança para a coleta de dados sobre estes produtos. A cartilha elaborada é composta por uma ficha de informações para cada reagente, instruções de boas práticas no laboratório, tipos de riscos, aplicação correta de procedimentos e equipamentos de segurança individual e coletiva, ações a serem tomadas em situações de emergência, além de descartes corretos de materiais. Como resultado da pesquisa foi possível obter dados para 91 reagentes com 53 classes diferentes, tai como: 20,75% dos reagentes são líquidos inflamáveis; 1,8% são sólidos inflamáveis; 1,8% são substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; 5,6% são substâncias toxicas e substâncias infectantes; 20,75% são substâncias corrosivas e 16,98% são substâncias não aplicáveis nas classes de risco. A cartilha deve ficar exposta no laboratório e na homepage do departamento, e pretende-se desta forma, contribuir para um ambiente onde se promova a contenção do risco, de modo que estes riscos sejam prevenidos, controlados, reduzidos e/ou eliminados para que não possa comprometer a saúde humana e o meio ambiente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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