DESENVOLVIMENTO DE UM SITE DE GRADUAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA COMUNICAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE
Resumo
O Departamento de Enfermagem (DENF) foi criado em 20 de abril de 1982, com o curso de graduação em Enfermagem e em 1993 criou-se o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Atualmente, conta com 21 projetos de extensão, 19 projetos de pesquisa e 37 docentes envolvidos no tripé ensino, pesquisa e extensão. Com a evolução tecnológica, é necessário criar recursos de divulgação das atividades realizadas no DENF. O objetivo do trabalho é descrever o desenvolvimento de um site do curso de graduação em Enfermagem, visando à comunicação da esfera social com a acadêmica. Relato de experiência sobre a manutenção de um site do curso de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O site foi criado pela Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC, sendo cadastrado em 2016, no sítio www.denf.ufc.br. No site há uma interface para uso dos professores e servidores do DENF, além de divulgação de cursos de qualificação e disponibilizar um manual de instruções ao aluno. E é atualizado diariamente, conforme a necessidade, pela secretaria do DENF, juntamente com a bolsista de Iniciação acadêmica. As postagens se tornaram públicas em 2019, sendo divididas em áreas de interesse ofertadas pelo DENF (Projetos de Pesquisa e Extensão, Notícias, Pós-Graduação e Coordenação) e pela UFC (Auxílio ao professor e ao aluno). Postagens periódicas são viabilizadas com a ajuda dos professores do departamento, propiciando visibilidade para processos seletivos, ações de promoção de saúde para a população, eventos e informativos, sendo alocadas em suas devidas divisões dentro do site. O desenvolvimento deste recurso trás uma aproximação com o público de interesse na área, além de disponibilizar informações para a sociedade. A criação de um site exclusivo do departamento fez-se necessária para simplificar a comunicação com a esfera social e acadêmica difundindo conhecimento sobre as atividades ofertadas pelo DENF.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.