EVASÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: UM ESTUDO CAUSACIONAL
Resumo
A evasão universitária é um fenômeno nocivo que atinge instituições de ensino superior (IES) no Brasil e no mundo. Para cada aluno que abandona seus estudos, temos uma perda substancial de potencial intelectual, financeiro e social. Diante do exposto, esse projeto tem por objetivo identificar as causas e os níveis de evasão nos cursos de Licenciaturas presenciais em Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 2011 a 2019, no intuito de apontar os principais motivos dessas desistências e planejar ações para a sua prevenção. Nestes termos, os objetivos específicos são: examinar o conceito de evasão; estudar sobre o perfil dos alunos universitários no Brasil no período citado (2011-2019); investigar o número de alunos evadidos nos referidos cursos e identificar esses alunos; verificar qual a média de evasão na FACED/UFC em relação às médias das Universidades Federais da Região Nordeste e quais as causas mais recorrentes, de acordo com os relatos dos alunos evadidos no período supracitado. O levantamento dos dados será feito por meio de pesquisa bibliográfica, exame estatístico da evasão nos referidos cursos da FACED e das demais IES federais do Nordeste, análise documental e aplicação de questionário online semiestruturado aos sujeitos da pesquisa. As Bases teóricas desses estudos são: Bardagi (2005), Bispo (2016), Flick (2004), Silva Filho et al (2007), Fonseca (2002) e Ristoff (2014). Como resultados parciais, foram feitas pelas bolsistas pesquisas bibliográficas sobre as mudanças que ocorreram no ensino superior brasileiro e as características do estudante universitário, bem como, estudos sobre o conceito de evasão e as principais causas desse fenômeno. O projeto encontra-se aguardando submissão ao Comitê de Ética para darmos início à aplicação dos questionários. Agradecemos à UFC pelo apoio financeiro recebido por meio da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA).Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.